Cuba: 26 de Julio
L

A série de video reportagens de Ramon de Castro mostra os avanços do socialismo cubano durante a última década e também discute os novos desafios para a próxima.

Em Cuba, os últimos anos foram marcados por grandes e profundas reformas no sistema socialista. Mudanças na constituição flexibilizam as leis, proporcionando novas formas de crescimento da economia e a possibilidade do próprio cidadão vender, alugar ou comprar uma casa sem interferência direta do Estado são alguns exemplos.

A universalização da educação e saúde continuam o grande carro chefe da Revolução que completou 60 anos em 2019. Com as novas estruturas de internet que possibilitam o acesso amplo à rede mundial de computadores, redes sociais, etc, surge um novo desafio para a juventude cubana. Como lidar com as fake news e as ilusões do capitalismo que conseguiram derrubar governos e alavancar o fascismo em dezenas de países nos últimos anos?

O que fazer no Brasil nos próximos anos?

Luis Caballero, 70 anos, é veterano do Exército Revolucionário de Cuba e um grande estudioso sobre política internacional, especialmente o Brasil.

Ele lutou na guerra da independência de Angola que também contribuiu para o fim do apertheid na África. Atualmente é aposentado, mas continua engajado no bairro onde mora, no centro de Havana, para continuar com a Revolução e também ensinar às novas gerações da importância de se continuar nesse caminho.

Assista o que disse o cubano sobre o atual momento político do país e o que podemos fazer para mudar esse cenário.

Cuba 2019: Atualização do socialismo

Durante uma conversa com Luis sobre a atualidade de Cuba e os avanços na última década, fica evidente que os cubanos querem se inserir no mundo globalizado, mas com suas particularidades e defendendo os avanços e conquistas da Revolução, principalmente no âmbito da saúde e educação.

Confira esse bate papo com imagens inéditas do cotidiano cubano nas cidades de Havana e Santa Clara. Uma visão sobre Cuba e sua economia, nova constituição, novas tecnologias, desafios e paradigmas em pleno 2019, quando a Revolução completa 60 anos.

Muraleando: Duas décadas de cultura comunitária

O projeto Muraleando está há quase duas décadas levando arte e cultura para os moradores da região metropolitana de Havana. O bairro fica localizado em Marianao, cidade satélite de Havana. Começou com uma simples ideia de usar materiais recicláveis para dar uma nova cara o bairro e hoje serve de exemplo de organização de uma comunidade que atende mais de 200 crianças durante a semana, e muitas delas com alguma necessidade especial.

Nos graffitis espalhados pelo bairro vemos a contribuição brasileira com a participação dos mundialmente conhecidos “Os Gêmeos” e também de Thiago Botelho, sempre exaltando a africanidade em suas obras.

Ludox – A lan house de Cuba

Quando se fala em Cuba, muitos pensam num país atrasado tecnologicamente com carros antigos e pessoas sem acesso a celulares e internet. A realidade é oposta. Cada vez mais os cubanos estão comprando celulares e navegando pela rede mundial de computadores.

Localizada no Centro de Havana, a lan house Ludox oferece acesso à internet e dezenas de jogos para computadores, tablets e simuladores 3D.

(Visited 27 times, 1 visits today)
País : Cuba
Ano : 2019
Idioma : Español
Direção Ramon de Castro
Please Fill Out The YT (Youtube) Slider Configuration First