Documentário online, produzido pela 202 Filmes, ajuda a compreender o avanço do conservadorismo no Brasil recente.

“A experimentação e empenho em sua difusão mesmo que em âmbito virtual é um passo importante no avanço da produção independente, autônoma. O conservadorismo de uma forma geral é o conjunto de valores que se manifestam na filosofia, cultura, economia e na política e que tem como função primordial garantir os interesses da classe dominante”

Está claro que o Brasil vive um momento de retomada do conservadorismo e retrocesso no campo das garantias sociais. E as disputas narrativas, fake news, bots e tecnologias de convencimento em massa através das redes sociais, elevaram esses tiranos a uma estrutura de massificação e doutrinação online, que elege presidentes através de memes em grupos de Whats App. Que escala e demite ministérios através de tweets.

As organizações do pensamento conservador assumiram a internet como máquina de propaganda e se estabeleceram como uma onda, que parece que vai demorar a passar.

Este documentário online entrevista uma série de pessoas que nos ajudam a compreender as dinâmicas sociais que vão produzindo esse momento.

Leia o texto publicado pelos realizadores do documentário online, e como eles mesmos posicionam a produção no contexto político.

As faces do nosso tempo são cruas. Mostram-se desnudas, violentas.

Os extremos estão à mostra. Há quem se agarre em mentiras ou dopam-se, inutilizando sua própria existência. O fascismo é real, corrói a sociedade e infelizmente dá sentido a ela. O fascismo é a prática do poder. O nacionalismo é e continuará sendo a doença dos idiotas.

Nildo Viana fala no documentário online, Conservadorismo em Foco

Os vermes de farda cospem balas e abanam o rabo para o capital. Recentemente novas organizações da direita vêm disputando diariamente principalmente na internet as orientações das políticas de Estado e dos interesses da classe dominante de forma intransigente.

O MBL de 2014 pra cá inegavelmente se fortaleceu, utilizando para isso uma prática que abomina a crítica em razão do espetáculo, mas que capta certas insatisfações populares para fortalecer um regime de austeridade.

A experiência de fazer este filme Conservadorismo em Foco está associado a um compromisso com o aprimoramento do cinema como campo de criação, mas aproxima-se intimamente do aprofundamento conceitual e teórico daquilo que se busca falar e investigar como forma de qualificar a produção.

Virginia Fontes fala no documentário online, Conservadorismo em Foco

A experimentação e empenho em sua difusão mesmo que em âmbito virtual é um passo importante no avanço da produção independente, autônoma. O conservadorismo de uma forma geral é o conjunto de valores que se manifestam na filosofia, cultura, economia e na política e que tem como função primordial garantir os interesses da classe dominante.

Assista ao filme completo clicando aqui.
Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram

(Visited 15 times, 1 visits today)