Elena é um filme brasileiro de 2012, dirigido por Petra Costa e produzido pela Busca Vida Filmes.[ É um documentário baseado na vida da atriz Elena Andrade, irmã mais velha de Petra. Foi premiado em diversos festivais ao redor do mundo e aclamado pela crítica, considerado uma experiência única no cinema contemporâneo, por extrair de um tema difícil – o suicídio da irmã da diretora Petra Costa – sua força poética e cinematográfica. Em 2014, ganhou publicação em livro pela Arquipélago Editorial: “Elena – O livro do filme de Petra Costa”. A obra traz o roteiro do filme, de autoria de Petra Costa e Carolina Ziskind, depoimentos, ensaios fotográficos, imagens de arquivo e entrevista com a diretora.

No livro, a obra, as personagens e o entorno estético e político também são abordados em textos de nomes expoentes do jornalismo, da psicanálise, da literatura e do cinema. Os olhares de João Moreira Salles, Nicolau Sevcenko, Eliane Brum, Emilio Fraia, Marcela Antelo, Edmundo Desnoes, Ivana Bentes, Michel Laub, Sérgio Lüdtke, Carlos Estellita-Lins, Joca Reiners Terron, Cláudia Laitano e Cadão Volpato, retratados em textos, reafirmam a beleza de um filme inesquecível.

A pedido do Jornal do Senado, a cineasta Petra Costa gravou um depoimento pessoal sobre o filme “Elena”, dirigido por ela. A obra conta a história de sua irmã, que cometeu suicídio quando iniciava a carreira como atriz. Na opinião da diretora, é preciso fazer um esforço de conscientização para a gravidade do problema do crescente número de suicídios em vários países do mundo

(Visited 29 times, 1 visits today)
Please Fill Out The YT (Youtube) Slider Configuration First