12 de octubre - ENCUENTRO DE DOS MUNDOS

El 12 de octubre, los pueblos de latinoamérica repudiaron la violenta invasión del escuadrón de Cristóbal Colón en el continente. Conocido como el encuentro de dos mundos, el choque de la invasión europea en la américa retrata la resistencia indígena desde 1492 cuando el invasor llegó a sus territorios.

Así, en la maratona bombozila de esta semana hay sólo documentales que muestran la resistencia indígena latina, que sigue desde la llegada de Colón en el continente.

No dia 12 de outubro, os povos da América Latina repudiam a violenta invasão da esquadra de Cristovam Colombo no continente americano. Conhecido como encontro de dois mundos, o choque da invasão européia na américa retrata a resistência indígena desde 1492 quando o invasor chegou em seus territórios.

Assim, a maratona bombozila é composta por documetários que mostram a resistência indigena latina que se segue desde a chegada de Colombo no continente.

1) Soy defensor de la selva 

La lucha de un Pueblo Originario Amazónico en defensa de sus derechos y su espacio de vida SARAYAKU, frente a la petrolera, Militares y el Estado ecuatoriano.

Dirección: Eriberto Gualinga
País: Ecuador
Ano: 2011
Subtítulos: Inglês

2) Sarayaku – Los desendientes del jaguar 

Un resumen de la lucha heroica de Sarayaku en defensa de su territorio frente al petróleo, el gobierno y los militares hasta llegar al CIDH. 

Una coproducción Sarayaku- Amnistia Internacional

Dirección: Eriberto Gualinga
Año: 2017
País: Ecuador
Subtítulos: Inglés

3 ) GRIN – Rural Indigenous Guard

SINOPSE: Um cineasta maxakali resgata memórias sobre a formação da Guarda Rural Indígena (Grin) durante a ditadura militar, com relatos das violências sofridas pelos seus parentes.

No processo de realização do filme, entrevistas coletadas pelos diretores foram repassadas ao Ministério Público de MG em pedido de indenização aos povos originários pelo sofrido durante a Ditadura Militar. Essa ação auxiliou em processo junto aos Krenak; seguimos agora tentando reconhecimento junto aos Maxakali.

“Hãmxomã’ax hitap xop yãgmũg putox kopa pip apia xaxok putup’ah. Kutex ũgmũyõg nõ’õm apxaxok putup’ah.”

“O passado ainda é. O passado insiste em ser. Cantamos e o que é nosso não é esquecido.”

Produção Executiva: Luara Oliveira, Fabiana Übida 

País: Brasil
Ano: 2016

4) Povos do Xingu Contra Monte Belo

Sinopse: Cenas gravadas na Aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto/Jarina, entre os dias 28 de outubro e 4 de novembro de 2009. Nesse período, os ministros do Meio Ambiente e Minas e Energia foram convidados a ir ao Xingu para discutir os impactos da obra de construção da usina de Belo Monte na região. Se concretizado, Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo e vai causar impacto mais de 9 milhões de hectares de floresta, uma área equivalente a duas vezes a cidade do Rio.

Direção: Todd Southgate
País: Brasil
Ano: 2009
Realização: Greenpeace

(Visited 236 times, 1 visits today)
Please Fill Out The YT (Youtube) Slider Configuration First