A Boca do Mundo – Brasil
L

Sinopse: “A Boca do Mundo – Exu no Candomblé” é um documentário que propõe uma abordagem etnográfica e experimental sobre as múltiplas manifestações culturais de EXU, orixá/deus da religião afro-brasileira Candomblé.

O documentário retrata a multiplicidade de EXU, presente no cotidiano das ruas, nos mercados de trocas, nas manifestações religiosas, em bares à noite, nas encruzilhadas das estradas, em objetos, sons, cores, comidas, bebidas, festas, pessoas e todos os locais e atos nos quais seja possível encontrar uma representação/manifestação do orixá.

A realização desse documentário subverte as formas tradicionais de realização documental e parte de oficinas de capacitação em audiovisual, com adeptos do Candomblé considerando a intimidade dessas pessoas com os aspectos relacionados a EXU, sejam eles materiais ou espirituais. Neste sentido está a ideia de trazer membros da religião para a captação das imagens a fim de tornar a representação mais interessante e verdadeira.

O documentário traz depoimentos de Mãe Beata de Iemanjá, ialorixá do Rio de Janeiro e outras pessoas que vivem o Candomblé. O desejo de realizar este documentário teve origem na pesquisa de mestrado sobre “Fotografia e Candomblé” da diretora e fotógrafa Eliane Coster. “A Boca do Mundo — Exu no Candomblé” não pretende ser uma obra definitiva sobre o orixá, mas oferece um conjunto de elementos que permitem ao espectador compreender e sentir a riqueza de representações e ações que este orixá produz e opera no cotidiano das pessoas.

Este projeto foi selecionado para a edição 2009 do Edital de apoio a documentários etnográficos sobre patrimônio cultural imaterial — Etnodoc — criado pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular e do Departamento de Patrimônio Imaterial – IPHAN e gerenciado pela Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro com patrocínio da Petrobras. A Boca do Mundo é uma produção da Oka Comunicações. www.okacomunicacoes.com.br

(Visited 266 times, 1 visits today)
País : Brasil
Año : 2010
Duración : 25 min
Idioma : Português
Dirección Eliane Coster
Producción Clarisse Viana Dantas
Edición Rogerio Zagallo
Finalización Damiana Carvalho
Sonido Luiz Carlos Assis
Producción Oka Comunicações
Please Fill Out The YT (Youtube) Slider Configuration First