Ka’a Zar Ukyze Wà – Os Donos da Floresta Em Perigo – Brasil
L

Cineastas indígenas da Índia Midia divulgam documentário alertando sobre a grave situação enfrentada por seus familiares isolados, os Awá Guajá, da Terra Indígena Araribóia, uma das mais ameaçadas da Amazônia. Os Awá Guajá dependem intrinsecamente da floresta para sobreviver – para caça, coleta, para água. No entanto, a floresta da terra indígena Araribóia está gravemente ameaçada. Em torno dele, nada fica parado.

Direção: Flay Guajajara, Edivan dos Santos Guajajara e Erisvan Bone Guajajara / Roteiro: Mari Correa / Edição: Mari Corrêa, Flay Guajajara e Edivan Guajajara / Narração: Flay Guajajara / Edição de áudio: Hélio Rimaud / Produção e assessoria: Clara Roman, Majoí Gongora, Bruno Weis e Antonio Oviedo / Fotografias: Flay Guajajara, Eliza Cappai/Greenpeace e Uirá Garcia / Pesquisa de Imagens: Cláudio Aparecido Tavares / Animação: Estúdio Caxa / Canto: Olímpio Iwyramu Guajajara / Legendas em Inglês: Beatriz Velloso, Jaye Renold, Sarah Shenker / Legendas em Espanhol: Giovanna Coutinho Marra

Coprodução: Mídia Índia, Instituto Socioambiental e Instituto Catitu
Apoio: Embaixada da Noruega, Instituto Makarapy, e If Not Us Then Who?
Parceiros: Ccocalitia, Survival International

Dados oficiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que o Maranhão já desmatou 46% de sua cobertura florestal. Nos seis municípios do entorno do território indígena, esse número é ainda maior: 52,5%. Os povos indígenas Awá Guajá, isolados, compartilham o território indígena Araribóia com seus parentes Guajajara. São 120 Guajajaras que lutam para proteger os remanescentes florestais de suas terras e garantir a existência de seus parentes isolados por meio de atividades de vigilância e monitoramento.

O cineasta indígena Flay Guajajara fez essa filmagem, criando este documentário para mobilizar os defensores da floresta em todo o mundo.

Erisvan Guajajara da Mídia Índia diz: “Não tínhamos permissão dos Awá para filmar, mas sabemos que é importante usar essas imagens porque se não as mostrarmos ao mundo, os Awá serão mortos por madeireiros. Precisamos mostrar que os Awá existem e suas vidas estão em risco. Estamos usando essas imagens como um grito de socorro e pedindo ao governo que proteja as vidas de nossos parentes que não querem contato com estranhos.

(Visited 113 times, 1 visits today)
País : Brasil
Año : 2019
Duración : 13 min
Idioma : Português / Tenetehara
Subtítulos : Español, English, Português
Dirección Flay Guajajara Edivan dos Santos Guajajara Erisvan Bone Guajajara
Producción Clara Roman Majoí Gongora Bruno Weis Antonio Oviedo
Guión Mari Correa
Edición Mari Corrêa Flay Guajajara Edivan Guajajara
Please Fill Out The YT (Youtube) Slider Configuration First