A Boca do Mundo – Brasil
L

Sinopse: “A Boca do Mundo – Exu no Candomblé” é um documentário que propõe uma abordagem etnográfica e experimental sobre as múltiplas manifestações culturais de EXU, orixá/deus da religião afro-brasileira Candomblé.

O documentário retrata a multiplicidade de EXU, presente no cotidiano das ruas, nos mercados de trocas, nas manifestações religiosas, em bares à noite, nas encruzilhadas das estradas, em objetos, sons, cores, comidas, bebidas, festas, pessoas e todos os locais e atos nos quais seja possível encontrar uma representação/manifestação do orixá.

A realização desse documentário subverte as formas tradicionais de realização documental e parte de oficinas de capacitação em audiovisual, com adeptos do Candomblé considerando a intimidade dessas pessoas com os aspectos relacionados a EXU, sejam eles materiais ou espirituais. Neste sentido está a ideia de trazer membros da religião para a captação das imagens a fim de tornar a representação mais interessante e verdadeira.

O documentário traz depoimentos de Mãe Beata de Iemanjá, ialorixá do Rio de Janeiro e outras pessoas que vivem o Candomblé. O desejo de realizar este documentário teve origem na pesquisa de mestrado sobre “Fotografia e Candomblé” da diretora e fotógrafa Eliane Coster. “A Boca do Mundo — Exu no Candomblé” não pretende ser uma obra definitiva sobre o orixá, mas oferece um conjunto de elementos que permitem ao espectador compreender e sentir a riqueza de representações e ações que este orixá produz e opera no cotidiano das pessoas.

Este projeto foi selecionado para a edição 2009 do Edital de apoio a documentários etnográficos sobre patrimônio cultural imaterial — Etnodoc — criado pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular e do Departamento de Patrimônio Imaterial – IPHAN e gerenciado pela Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro com patrocínio da Petrobras. A Boca do Mundo é uma produção da Oka Comunicações. www.okacomunicacoes.com.br

(Visited 266 times, 1 visits today)
Pays : Brasil
Année : 2010
Durée : 25 min
Langue : Português
Réalisation Eliane Coster
Production Clarisse Viana Dantas
Édition Rogerio Zagallo
Finition Vidéo Damiana Carvalho
Son Luiz Carlos Assis
Réalisation Oka Comunicações
Please Fill Out The YT (Youtube) Slider Configuration First