Júba Wajiín – México
18

A comunidade indígena San Miguel del Progreso – Júba Wajiín na língua Me’phaa – da montanha Guerrero, conquistou seu território em frente a uma empresa de mineração.

Este vídeo conta a história dessa vitória. O cancelamento das concessões de mineração no território de San Miguel del Progreso, resultado da organização comunitária e do exercício legal de seus direitos com o conselho de Tlachinollan, representa uma vitória sem precedentes para uma comunidade indígena, pois é uma das primeiras ocasiões em que ao ir para a Justiça Federal, uma cidade original atinge o cancelamento de uma concessão de mineração.

Além disso, o cancelamento beneficia diretamente pelo menos onze núcleos agrários em seis municípios, compostos por cerca de 240 comunidades indígenas localizadas em 168.346 hectares de núcleos agrários membros do Conselho Regional de Autoridades Agrárias em Defesa do Território (CRAADT).

Uma produção colaborativa entre a comunidade, o Centro de Direitos Humanos da Montanha Tlachinollan, Tequio Audiovisual, Terracería Audiovisual e La Sandía Digital. Com o apoio do Witness and Bertha Fund.

Veja mais informações em http://www.tlachinollan.org/juba-wajiin/

(Visited 165 times, 1 visits today)
Please Fill Out The YT (Youtube) Slider Configuration First