O documentário online tem como objetivo informar, a partir do olhar de quem vive no CERRADO, a todas as Comunidades, o que é esse projeto de DESTRUiÇÃO intitulado MATOPiBA (MAranhão, TOcantins, PIauí, BAhia)! Quais as causas e efeitos desse PROJETO na ViDA de Todxs!

Detalhe do documentário online Matopia, disponível no Bombozila

O documentário online “Matopiba” retrata a realidade das comunidades camponesas, quilombolas e indígenas atingidas pelo Plano de Desenvolvimento Agropecuário Matopiba, localizadas na chamada última fronteira agrícola do Brasil.

Depoimentos de trabalhadores e trabalhadoras do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – os quatro estados de abrangência do PDA Matopiba – evidenciam como as famílias do campo já sofrem os impactos dos monocultivos de soja, eucalipto, milho, com a exploração do Cerrado, com a destruição dos rios e o uso indiscriminado de agrotóxico.

O documentário “Matopiba” denuncia a eminente destruição total do bioma Cerrado e os conflitos por terra ocasionados por grandes projetos como o PDA Matopiba e a construção de barragens. Este Plano do Governo Federal não é algo novo. É, simplesmente, a continuação de uma lógica de “desenvolvimento” que ignora os povos do campo e das águas. O documentário não tem a intenção de seguir o caminho de apenas dizer.

O vídeo apresenta as riquezas do Cerrado, das comunidades e a esperança na voz das pessoas. Por isso acreditamos que é necessário resistirmos juntos. Enquanto houver vida haverá esperança!

Realização: Goose Audiovisual e Comissão Pastoral da Terra
Local: Araguaia Tocantis / Brasil
Ano: 2010

Assista ao documentário online no Bombozila
Visite nossas redes sociais Facebook | Instagram
Veja documentários relacionados clicando aqui

(Visited 206 times, 1 visits today)
Please Fill Out The YT (Youtube) Slider Configuration First