Perguntas Frequentes

De onde surge a iniciativa?

Bombozila é uma plataforma independente de acesso a documentários que retratam as lutas sociais e a resistência popular frente ao avanço do capitalismo, extrativismo, agronegócio e militarização em suas comunidades. Surge no Rio de Janeiro em setembro de 2016 depois da realização do Mutirão Rio2016, que foi um encontro de mídia-independente para reportar os impactos sociais dos jogos olímpicos na cidade.

Neste encontro cerca de 30 comunicadores independentes de todo o continente estiveram presentes para promover uma cobertura colaborativa das violações de direitos humanos no curso da realização desse mega evento internacional e realizar uma jornada de oficina de comunicação comunitária com os movimentos sociais da cidade.

A partir dessa mobilização foi identificada a demanda social coletiva para a elaboração de uma plataforma que amplificasse o alcance das produções audiovisuais independentes da América Latina e Caribe.

O que significa Bombozila?

Bombozila são entidades femininas nas religões africanas que fazem a conexão entre o mundo espiritual e o mundo material. São orixás poderosas, responsáveis pela comunicação entre as demais entidades.

Veja mais sobre Bombozilas aqui no Wikipedia

O que nos motiva?

Bombozila surge no lastro do Novo Cinema Latino – Third Cinema, da democratização do acesso aos meios de produção – e da luta pela Soberania Audiovisual Popular, defendida por coletivos de cine comunitário, organizações de comunicação e grupos de realizadores que desenvolvem práticas, tutoriais e encontros para compartilhar a capacidade do fazer audiovisual como ferramenta de emancipação social e luta por direitos.

Nos dedicamos a catalogar documentários indenpendentes online, mas também a criar espaços físicos de construção política para amplificar o alcance dos documentários sobre justiça social.

Porque plataforma online?

A internet é a maior revolução cultural dos novos tempos. Com o uso estratégico desses recursos podemos romper o silêncio imposto pela mídia hegemônica e compartilhar as vozes contidas nas lutas e iniciativas populares.

Trabalhamos para usar e promover as ferramentas digitais para fins sociais, como oportunidade para desenvolver a organização popular e o acesso ao conhecimento.

Quem faz a Bombozila?

Bombozila foi criada pelo midialivrista e documentarista independente brasileiro Vito Ribeiro e pela educadora e pesquisadora de cine comunitário chilena Sabina Alvarez.

E atualmente conta com curadores e colaboradores voluntários em diversos países: Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Argentina, Peru, África do Sul e Canadá.

Bombozila tem produções próprias?

Além de catalogar produções de luta social de outros realizadores, Bombozila também realiza suas próprias produções independentes.

Associada a uma série de produtores, diretores e filmmakers, regularmente produzimos nossos próprios documentários – longa e curta metragens – que podem ser vistos aqui na plataforma.

Como podemos colaborar com a Bombozila?

Somos uma plataforma independente, sem fins lucrativos e construída de maneira colaborativa – sua participação é muito importante pra nós:

  1. Indique filmes – você pode enviar sugestões de documentários que deveriam estar na nossa plataforma, enviando por email – bombozila@gmail.com
  2. Cadastre seu filme – se você é realizador independente pode enviar sua produção para nós.
  3. Promova exibições – organize sua comunidade, escola, grupo ou movimento social para realizar projeções e debates de documentários de luta. Entre em contato que podemos ajudar a promover essas iniciativas.
  4. Divulgue Bombozila nas redes sociais – Bombozila está em praticamente todas as redes sociais. Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, além de ter um canal de distribuição no Telegram.
  5. Doando na nossa vakinhaclicando aqui você consegue fazer doações a partir de qualquer valor e ajudar a manter a plataforma online.
(Visited 79 times, 1 visits today)
Please Fill Out The YT (Youtube) Slider Configuration First