Bombozila é uma plataforma independente de acesso a documentários que retratam as lutas sociais e a resistência popular frente ao avanço do capitalismo, extrativismo, agronegócio e militarização em suas comunidades. Surge no Rio de Janeiro em setembro de 2016 depois da realização do Mutirão Rio2016, que foi um encontro de mídia-independente para reportar os impactos sociais dos jogos olímpicos na cidade.
Neste encontro cerca de 30 comunicadores independentes de todo o continente estiveram presentes para promover uma cobertura colaborativa das violações de direitos humanos no curso da realização desse mega evento internacional e realizar uma jornada de oficina de comunicação comunitária com os movimentos sociais da cidade.
A partir dessa mobilização foi identificada a demanda social coletiva para a elaboração de uma plataforma que amplificasse o alcance das produções audiovisuais independentes da América Latina e Caribe.
O que nos motiva?
Bombozila surge no lastro do Novo Cinema Latino – Third Cinema, da democratização do acesso aos meios de produção – e da luta pela Soberania Audiovisual Popular, defendida por coletivos de cine comunitário, organizações de comunicação e grupos de realizadores que desenvolvem práticas, tutoriais e encontros para compartilhar a capacidade do fazer audiovisual como ferramenta de emancipação social e luta por direitos.
Nos dedicamos a catalogar documentários independentes online, mas também a criar espaços físicos de construção política para amplificar o alcance dos documentários sobre justiça social.
Porque plataforma online?
A internet é a maior revolução cultural dos novos tempos. Com o uso estratégico desses recursos podemos romper o silêncio imposto pela mídia hegemônica e compartilhar as vozes contidas nas lutas e iniciativas populares.
Trabalhamos para usar e promover as ferramentas digitais para fins sociais, como oportunidade para desenvolver a organização popular e o acesso ao conhecimento.
Quem faz a Bombozila?
Bombozila foi criada pelo documentarista independente brasileiro Vito Ribeiroe pela educadora e pesquisadora de cine comunitário chilena Sabina Alvarez.
E atualmente conta com curadores e colaboradores voluntários em diversos países: Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Argentina, Peru, África do Sul e Canadá.
Bombozila tem produções próprias?
Além de catalogar produções de luta social de outros realizadores, Bombozila também realiza suas próprias produções independentes.
Associada a uma série de produtores, diretores e filmmakers, regularmente produzimos nossos próprios documentários – longa e curta metragens – que podem ser vistos aqui na plataforma.
Como Faço para solicitar a remoção do meu filme do catálogo?
Envie um email para [email protected] com o assunto “Remover” e o link do seu documentário na Bombozila no corpo da mensagem e faremos a exclusão o mais rápido possível.
Como podemos colaborar com a Bombozila?
Somos uma plataforma independente, sem fins lucrativos e construída de maneira colaborativa – sua participação é muito importante pra nós:
Indique filmes – você pode enviar sugestões de documentários que deveriam estar na nossa plataforma, enviando por email – [email protected]
Cadastre seu filme – se você é realizador independente pode enviar sua produção para nós.
Promova exibições – organize sua comunidade, escola, grupo ou movimento social para realizar projeções e debates de documentários de luta. Entre em contato que podemos ajudar a promover essas iniciativas.
Divulgue Bombozila nas redes sociais – Bombozila está em praticamente todas as redes sociais. Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, além de ter um canal de distribuição noTelegram.
Doando na nossa vakinha – clicando aqui você consegue fazer doações a partir de qualquer valor e ajudar a manter a plataforma online.
(Visited 1228 times, 1 visits today)
Report This
Please specify an ID for the Contact Form in Video Settings > Video Post > Spam Flag-Contact Form 7 ID or Spam Flag-Gravity Form ID
Please Fill Out The YT (Youtube) Slider Configuration First