Vidas Negras Importam

Em virtude dos levantamentos populares anti-racistas recentes, no Brasil, nos Estados Unidos e no mundo, juntamos alguns documentários fundamentais para ampliar e subsidiar o debate. (foto: Silvia Izquierdo)

#VidasNegrasImportam
#BlackLivesMatter

1 – Nós Carolinas, Vozes de Mulheres da Periferia

Sinopse: Uma senhora cheia de memórias sobre o interior de São Paulo. Uma menina que se orgulha de seu cabelo black-power. Uma mulher que voltou a estudar depois dos 50 anos e uma arte-educadora que dribla o tempo para conciliar maternidade e sua vida pessoal. Todas elas unidas por uma mesma geografia: a periferia da cidade de São Paulo.

2 – Chacina Nas Periferias

Sinopse: O curta produzido pela Tv Afiada denuncia a violência policial contra moradores das favelas e periferias de São Paulo e Rio de Janeiro e retrata a luta de mães e familiares por justiça.

3 – Revolução Silenciosa

Sinopse: Documentário que discute os resultados das ações afirmativas para negros dentro da Universidade Federal de Santa Catarina após uma década de sua implantação. A Lei de Cotas foi sancionada em 2012 e garante a reserva de 50% das vagas (por curso e turno) nas instituições públicas de ensino a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos.

4 – Introdução ao Pensamento de Frantz Fanon

CYBERQUILOMBO convida o professor e doutor em sociologia Deivison Nkosi para uma breve aula de introdução ao pensamento de Frantz Fanon e as reflexões abordadas pelo livro “Pele Negras, Máscaras Brancas”.

5 – A Boca do Mundo – Exú no Candomblé

Sinopse: documentário que propõe uma abordagem etnográfica e experimental sobre as múltiplas manifestações culturais de EXU, orixá/deus da religião afro-brasileira Candomblé.

6 – Moa do Katendê – A Primeira Vítima

Sinopse: O filme, realizado de forma dinâmica, no calor dos acontecimentos, visa celebrar a memória do Mestre Moa, com seu legado e realizações, e denunciar seu assassinato como um fruto da escalada da violência política estimulada pelo discurso fascista de ódio.

7 – Cada Luto Uma Luta

Sinopse:  ‘Cada vez que eu falo no meu filho eu ganho forças” Ana Paula Oliveira. Documentário sobre a luta de uma mãe por justiça, pela morte de seu filho Johnatha Oliveira, assassinado aos 19 anos por um policial da UPP de Manguinhos com um tiro nas costas.

8 – Um Trem Para Austin

Sinopse: Quando Matheus Ervandre saiu de casa no dia 27 de janeiro, ninguém poderia imaginar que seria a última vez. Estava tudo certo, o menino das pipas iria realizar o sonho de se tornar paraquedista na semana seguinte. Para Matheus o céu não era o limite… mas no meio do caminho tinha a Polícia Militar. Matheus foi executado dentro de um trem da Supervia numa abordagem racista.

9 – Na Maré da Copa

Sinopse: O documentário registra o cotidiano dos moradores da Maré entre a paixão pelo futebol e as consequências das políticas públicas para realização da Copa do Mundo da Fifa no Brasil, em particular, na Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro, ocupada pelas Forças Armadas entre abril de 2014 a junho de 2015.

10 – Zumbí Somos Nós

Sinopse: Um manifesto sonoro, constituido por uma espécie de bricolagem musical que une os tambores e seus ritmos ancestrais com a construção do Dj. Afro-Samples, Hip-Hop, Samba e Soul-Music brasileira, uma ode ao sincretismo sonoro, que coloca junto as canções de Aruanda com o ritmo e a poesia do Rap e Spoken Word.

(Visited 338 times, 1 visits today)
Please Fill Out The YT (Youtube) Slider Configuration First